O Banco do Povo da China (Pboc, o banco central do país) anunciou a redução de 0,10 pp na sua taxa principal de juros, a de um ano (LPR), que vai para 3,45%, e manteve em 4,20% a taxa de juros de longo prazo, de cinco anos.
“Sob a autorização do Banco Popular da China (PBoC), o Centro Nacional de Financiamento Interbancário (NIFC) anunciou a taxa básica de empréstimo (LPR) em 21 de agosto de 2023 da seguinte forma: o LPR de um ano é de 3,45% e o de mais de cinco -ano LPR é de 4,2%. As taxas são efetivas até o próximo lançamento”, diz o anúncio formal do banco.
A queda na taxa era esperada, mas, segundo as previsões do mercado, seria ainda maior, de 0,15 pp. “Isso sugere que o banco está tentando equilibrar seu desejo de fortalecer a atividade econômica com as preocupações dos bancos, que sofrem com o estreitamento das margens de juros e o declínio da lucratividade”, dizem os analistas da Capital Economic.
“Reavivar a demanda exigiria cortes de taxas muito maiores ou medidas regulatórias para restaurar efetivamente a confiança no mercado imobiliário”, concluem.