O mercado de ações nos Estados Unidos enfrentou um dia de perdas contínuas, influenciado pelo aumento acentuado nos rendimentos dos títulos do Tesouro. Investidores estão analisando os possíveis rumos da política de juros após a divulgação da ata do Federal Reserve (Fed), interpretada como “hawkish” por especialistas.
- Dow Jones: queda de 0,84%, atingindo 34.473,90 pontos;
- S&P 500 recuou 0,78%, fechando com 4.370,13 pontos;
- Nasdaq teve a maior queda, com uma diminuição de 1,17% e encerrando aos 13.316,93 pontos.
As bolsas abriram em terreno positivo após a notícia de queda nos pedidos semanais de auxílio-desemprego nos EUA. Entretanto, ao longo do dia, o sentimento se deteriorou à medida que os rendimentos dos títulos públicos de longo prazo atingiram níveis mais altos em mais de dez anos. Esse aumento nos rendimentos torna os Treasuries mais atrativos, o que pode desviar o interesse de investidores de ativos de risco, como ações.
Notícias alertam para o impacto negativo que o aumento dos juros dos Treasuries pode ter em ações de crescimento, em contraste com aquelas de empresas já consolidadas.
A gigante varejista Walmart, que apresentou lucro por ação e receita acima das expectativas em seu relatório trimestral, iniciou o pregão em alta, mas terminou o dia com uma queda de 2,24%.
Outro destaque foi a empresa farmacêutica varejista CVS, que registrou uma queda de 8,14%. Isso veio à tona após o The Wall Street Journal noticiar que a seguradora de saúde Blue Shield of California deixará de utilizar os serviços de gestão de benefícios de farmácia da CVS para adotar os da Amazon (-0,81%).
Empresas do setor de criptomoedas listadas em Nova York também foram impactadas, acompanhando a desvalorização de moedas digitais como o Bitcoin.
- Coinbase (-4,35%);
- Riot (-10,61%);
- Marathon Digital Holdings (-9,26%);
- Block (-2,42%).
No entanto, Chevron e ExxonMobil, empresas do setor petrolífero, registraram ganhos de mais de 1% devido ao aumento nos preços do petróleo. Surpreendentemente, o setor de energia foi o único dos onze setores do S&P 500 a fechar em alta, apresentando um avanço de 1,11%.
Para os investidores, essa recente volatilidade nos mercados globais ressalta a importância de estar bem informado e preparado para enfrentar possíveis cenários econômicos. A evolução das políticas de juros nos EUA e seus impactos nos mercados merecem atenção especial.
Imagem: Unsplash