O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), Jerome Powell, acredita na recuperação do mercado de trabalho norte-americano nos próximos meses, mas alertou que alguns fatores ligados à pandemia de covid-19 ainda limitam a capacidade de recuperação do emprego no país.
“As escolas ainda não estão completamente abertas, as pessoas têm medo de retomar completamente suas rotinas por conta da covid-19 e, embora as contratações estejam em nível elevado, são ofuscadas pelas demissões e aposentadorias”, afirmou ele em audiência no Congresso sobre a resposta ao novo coronavírus.
Powell, no entanto, disse que confia plenamente na recuperação do emprego nos Estados Unidos, algo que, segundo ele, deve ganhar mais força no outono (no hemisfério norte). “Acredito que nos próximos meses a criação de vagas será maior do que vimos em abril e maior”, disse.
Em maio, a economia dos Estados Unidos criou 559 mil postos de trabalho e a taxa de desemprego caiu para 5,8%, de 6,1% em abril, quando foram abertas 278 mil vagas, segundo o Departamento de Trabalho norte-americano.
O chefe do Fed não descartou a possibilidade de os benefícios que o governo norte-americano oferece aos desempregados estarem impedindo que as pessoas voltem ao mercado de trabalho, mas indicou que quando esses pagamentos federais expirarem, as vagas devem ser preenchidas com mais facilidade.
Powell afirmou ainda que acredita que o emprego e a atividade econômica irão se desenvolver bem ao longo deste ano e lembrou que a vacinação contra a covid-19 é fundamental para garantir uma recuperação firme da economia.
Na semana passada, o Fed projetou que o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos crescerá 7,0% este ano. Em março, a expectativa era de avanço de 6,5%. Para 2022, o Fed prevê crescimento de 3,3%, sem alterações ante a estimativa anterior,
Com relação ao desemprego, a estimativa de que a taxa encerre o ano em 4,5%, sem alterações ante a projeção de março. Para 2022, a estimativa passou de 3,9% para 3,8%.
Carolina Gama / Agência CMA
Copyright 2021 – Grupo CMA
Imagem em destaque: Wikimedia Commons