O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que o Brasil receberá amanhã 1,5 milhão de doses da vacina da Janssen contra a covid-19. Estas vacinas deveriam ter sido entregues na semana passada e em maior quantidade – eram 3 milhões, segundo o anúncio original -, mas tiveram a entrega adiada.
A chegada das 3 milhões de doses de vacinas da Janssen estava prevista para 15 de junho como parte de uma entrega antecipada de parte das 38 milhões de doses compradas pelo Ministério da Saúde e que estava previstas para chegar no quarto trimestre.
As vacinas da Janssen imunizam com apenas uma dose – diferentemente das que têm sido usadas até agora no Brasil, que exigem duas doses. A expectativa é de que elas sejam usadas unicamente nas capitais, porque tem um prazo de validade relativamente curto – precisam ser usadas até 8 de agosto.
A vacina da Janssen possui autorização para uso emergencial no Brasil desde 31 de março. Depois de 28 dias de aplicação, a vacina tem eficácia de 85% na prevenção da forma severa da covid-19 e de 66% nos casos moderados. Os dados de eficácia e segurança se baseiam em estudo com 43.783 participantes em oito países, incluindo o Brasil, de três continentes com uma população diversa e ampla, sendo 34% dos participantes com mais de 60 anos de idade.
Gustavo Nicoletta / Agência CMA (g.nicoletta@cma.com.br)
Copyright 2021 – Grupo CMA
Imagem em destaque: Marcelo Camargo/Agência Brasil