O Ibovespa fechou em queda em um dia esperado pelos investidores em que o Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano) decidiu manter a taxa de juros do país inalterada-entre zero e 0,25%, no entanto, sinalizou uma expectativa de aumento na inflação provocando um recuo forte na Bolsa. Os investidores ficaram em compasso de
espera para a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), que divulga a taxa básica de juros do País.
O principal índice da B3 chegou a baixar mais de 1,00% e encerrou os negócios com baixa de 0,63%, aos 129.259,49 pontos. A mínima intraday foi de 128.345,03 pontos. O volume financeiro atingiu R$ 90,9 bilhões em um dia de vencimento de opções sobre o Ibovespa.
Em Nova York, as bolsas também registraram forte queda.
Para o especialista e sócio da Valor Investimentos, Davi Lellis, “a decisão [do banco central norte-americano] vai em linha com o discurso que eles têm adotado até então, onde a inflação não é tão preocupante assim e eles podem fazer um ajuste um pouco mais leve, mais gradual “.
Lellis afirma que alguns integrantes acreditam que o Fed tem de elevar a taxa de juros antes de 2023 e deve ser diminuído o ritmo de estímulos financeiros para a economia.
O especialista e sócio da Valor Investimentos explica que o Fed elevou a expectativa de inflação em um ponto porcentual e impactou negativamente o Ibovespa e as bolsas no exterior. “O Ibovespa e os mercados globas sentiram essa preocupação inflacionária”. Mas no comunicado indica que a inflação é “transitória”, como tem feito nos últimos meses.
No início da tarde, o Ibovespa caía pressionado pelas ações da Vale e das commodities ligadas ao minério de ferro após a China indicar que pretende vender parte das reservas nacionais dos principais metais para conter o aumento nos preços. Os papéis da Vale e siderúrgicas tiveram expressiva queda.
Para José Claudio de Oliveira, operador de renda variável da Commor Corretora, as ações da Vale, que representam quase 14% do índice estão pressionando o Ibovespa na sessão de hoje e empurram as outras commodities. “O mercado está mais setorial e trabalhando com cautela”, afirma.
Soraia Budaibes / Agência CMA
Copyright 2021 – Grupo CMA
Imagem em destaque: Piqsels.com