Rússia e Estados Unidos concordaram em iniciar consultas sobre segurança cibernética, disse o presidente russo, Vladimir Putin, após reunião com o presidente norte-americano, Joe Biden, na cidade suíça de Genebra.
“Quanto à segurança cibernética, concordamos em iniciar consultas sobre o assunto”, afirmou ele durante coletiva de imprensa.
Apesar do passo na direção da cooperação, Putin citou fontes norte-americanas para dizer que a maioria dos ataques cibernéticos em todo o mundo vêm dos Estados Unidos.
“Em 2020, recebemos dez solicitações dos Estados Unidos sobre ataques cibernéticos à infraestrutura norte-americana e recebemos duas solicitações este ano e nossos colegas receberam respostas exaustivas”, disse ele.
Por sua vez, a Rússia enviou no ano passado 45 desses pedidos em 2020 e 35 neste ano para a questão relevante. “E nenhuma resposta foi fornecida até agora”, afirmou.
Putin acrescentou que a segurança cibernética é extremamente importante para todo o mundo, bem como para a Rússia e os Estados Unidos.
As declarações acontecem depois de um ataque cibernético à Colonial Pipeline, que suspendeu a operação de um dos maiores oleodutos dos Estados Unidos, deixando parte do país sem combustível por dias. O Federal Bureau of Investigation (FBI, equivalente à Polícia Federal do Brasil) indicou que o ataque partiu do DarkSide, um grupo sediado na Rússia.
Carolina Gama / Agência CMA
Copyright 2021 – Grupo CMA
Imagem em destaque: Fotos Públicas/Kremlin