O dólar comercial fechou em queda de 0,57% no mercado à vista, cotado a R$ 5,0420 para venda, em sessão volátil, com investidores à espera das decisões de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) e do Banco Central brasileiro, amanhã, na chamada “super quarta”.
Perto do fim do pregão, a divisa estrangeira passou a cair frente ao real com o mercado doméstico precificando uma possível “surpresa” do Comitê de Política Monetária (Copom) podendo elevar a Selic em 1,0 ponto percentual (pp) e não em 0,75 pp como a autoriade monetária já havia sinalizado e é consenso do mercado, conforme o levantamento do Termômetro CMA.
O diretor de uma corretora nacional reforça que a moeda norte-americana inverteu o sinal e passou a cair em meio ao fluxo de entrada de recursos estrangeiros. “Possivelmente, das últimas captações externas”, diz, acrescentando que também pode ser pela expectativa com a taxa Selic amanhã, em meio à aposta de alta a 4,50% ao ano, no qual a possibilidade aumentou hoje.
“Tem uma aposta sim, mas minoritária. Mas a leitura que o mercado faz é que pode ter um fluxo de renda fixa para o mercado doméstico após a decisão do Fed”, comenta a economista-chefe da Veedha Investimentos, Camila Abdelmalack. O comunicado do banco central dos Estados Unidos será divulgado às 15 horas e o presidente da autoridade monetária, Jerome Powell, concederá entrevista coletiva na sequência. Amanhã, o Fed também divulgará as projeções econômicas para o país.
Já o comunicado do Copom será publicado a partir das 18h30 e para o economista da Guide Investimentos, Alejandro Ortiz, o mercado aguarda um tom “mais hawkish” (duro) do documento e o BCl deve retirar o trecho de “normalização parcial” presente nos documentos anteriores.
Amanhã, o mercado deverá ficar em “compasso de espera” até sair a decisão do Fed, diz Abdelmalack. Ela lembra que, mais tarde, saem os dados de vendas no varejo e da produção industrial na China, em maio, e que podem mexer com a abertura do mercado.
Flávya Pereira / Agência CMA
Copyright 2021 – Grupo CMA
Imagem em destaque: Pxhere.com