As ações da Eletrobras operam em forte queda após a companhia anunciar a substituição do presidente Wilson Ferreira Junior por Ivan de Souza Monteiro, chairman da companhia. Às 15h15 (de Brasília) os papéis ELET3 e ELET6 caíam 3,16% e 3,25%.
- Tem um grupo seleto de leitores do Monitor do Mercado que recebe informações, recomendações e análises de investimento diretamente no WhatsApp. É muito mais do que está disponível no site e, melhor, em tempo real. Quer entrar para a turma? Clique aqui.
Ontem (14) à noite, Wilson Ferreira Junior apresentou ao conselho de administração sua renúncia ao cargo de presidente da companhia. Em razão disso, o conselho de administração da Eletrobras elegeu Ivan de Souza Monteiro como novo presidente, o qual renunciou à função de presidente do referido conselho de administração. Por isso, o colegiado elegeu, a partir desta segunda-feira, Vicente Falconi Campos, passando a atuar como seu substituto Felipe Villela Dias.
O evento ocorre aproximadamente após um ano do retorno do executivo a companhia, que já havia liderado entre 2018 e 2021. Para o seu lugar, foi anunciado o Ivan Monteiro, ex-CFO do Banco do Brasil e ex-chairman do Credit Suisse, e atual chairman da companhia elétrica. Com passagem também com CEO da Petrobras, Monteiro é um nome com força política.
Ativa Investimentos
A Ativa classificou o fechamento abrupto do atual ciclo de Ferreira Junior à frente da empresa como inesperado e negativo. “Ainda que o nome escolhido para o seu lugar seja experiente e de boa tramitação com o governo, acreditamos que as ações podem responder negativamente ao evento. Aguardaremos mais informações para atualizarmos nossa posição sobre o ocorrido.”
Guide Investimentos
Para a Guide, o impacto da notícia é negativo. “Na nossa visão, apesar do nome escolhido ser um nome com experiência na companhia e com track record em cargos de relevância, a notícia da renúncia de Wilson Ferreira Jr, executivo referência no meio, pode levantar alerta no mercado sobre os motivos que o levaram a fazer isso.”
Cynara Escobar / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Divulgação