A Vale anunciou a primeira produção de minério no depósito de Reid Brook no projeto de expansão da mina de Voisey’s Bay, localizada em Northern Labrador, no Canadá.
Segundo a empresa, o local é um dos maiores depósitos de níquel do mundo e produz o metal a partir de uma operação a céu aberto desde 2005.
A Vale explica que o projeto de expansão do local envolve a transição para lavra subterrânea e o desenvolvimento de duas minas – Reid Brook e Eastern Deeps – estendendo a vida útil das operações em Labrador e atingindo a produção de 40 mil toneladas de níquel em concentrado a uma taxa de produção anual máxima de 2,6 milhões de toneladas até 2025, com cerca de 20 mil toneladas de cobre e 2,6 mil toneladas de cobalto como subprodutos.
O projeto está 65% concluído, com US$ 1,260 bilhãio em investimentos executados e o start-up de Eastern Deeps está previsto para 2022.
“A produção do primeiro minério em Voisey’s Bay representa o compromisso da Vale com a entrega contínua de material de qualidade, previsível e de origem responsável para o mercado, com segurança, capacitação e participação indígena na linha de frente”, disse a empresa em nota.
Bruno Soares / Agência CMA
Copyright 2021 – Grupo CMA
Imagem em destaque: Wikimedia Commons