A Bolsa fechou em alta motivada pelo novo calendário de vacinação contra a covid-19 no estado de São Paulo apresentado, no final de semana, pelo governador João Doria, o que fez com que os papéis ligados às empresas de reabertura econômica subissem. O novo cronograma de imunização indicou que toda a população até 18 anos deve ser vacinada até dia 15 de setembro.
Em contrapartida, os investidores mantêm cautela sobre as decisões do Copom e do Federal Reserve, na quarta-feira.
O Ibovespa encerrou pregão com ganho de 0,59%, aos 130.1207,96 pontos. A máxima no interdiário foi de 130.163,44 pontos. O giro financeiro alcançou R$ 28,1 bilhões.
Os analistas da Terra Investimentos comentam que a alta no Ibovespa é atribuída ao “adiantamento do calendário de vacinação (no estado de São Paulo), e com destaque para empresas voltadas à reabertura econômica”. Eles comentam também que “os investidores estão aguardando a reunião do Copom”.
O analista sênior, Luiz Henrique Wickert, da plataforma de investimentos sim
no estado de São Paulo contribuem para a alta alguns papéis. “Ações ligadas à educação sobem por conta da possibilidade de volta às aulas”.
Wickert comenta que o movimento para shopping e varejo foi intenso no fim de semana, principalmente por causa do dia dos namorados. “O fluxo nos shoppings seguiu forte e acredito que por isso essas ações ligadas a reabertura [econômica] estão sendo favorecidas hoje”.
As ações das empresas ligadas a reabertura econômica tiveram alta expressiva no pregão de hoje. Os destaques são os papéis das empresas de educação: Cogna (COGN3) e Yduqs (YDUQ3) avançaram mais de 9,00% e mais de 4,00%, respectivamente, e as admniistradoras de shoppings: Multiplan (MULT3), brMalls (BRML3) e Iguatemi (IGTA3), que avançaram mais de 3,00%, mais de 4,00% e mais de 3,00%, nessa ordem.
Os papéis das companhias aéreas também contribuíram com a alta do índice, como a Azul (AZUL 4), que valorizaram 1,00% a empresa de turismo CVC (CVCB3) aceleravam mais de 1% e as varejistas Lojas Americanas (LAME4) tiveram alta de mais de 1% e Lojas Renner (LRN3) avançaram mais de 3%.
“A principio a expectativa do mercado é que o BC norte-americano deve reafirmar o ritmo de compras de títulos esta semana, mesmo que entregue projeções com o aumento das taxas de juros só em 2023”, afirma o estrategista da Genial Investimentos, Filipe Villegas.
Os analistas da Sul América Investimentos acreditam que devem ser intensificados os debates em relação aos riscos inflacionários e alimentando o momento exato em que o Federal Reserve começará a reduzir os estímulos. “O Fed, provavelmente, continuará avaliando o surto inflacionário como transitório”, enfatizam.
Os analistas da Sul América Investimentos afirmam que os investidores devem olhar com atenção o comunicado da autoridade monetária brasileira. “Espera-se que o comunicado que acompanha a decisão mude de tom, abrindo espaço para plena normalização monetária ainda este ano”.
Soraia Budaibes / Agência CMA
Copyright 2021 – Grupo CMA
Imagem em destaque: Piqsels.com