O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse que a parceria com os Estados Unidos avançou hoje durante encontro com o presidente norte-americano, Joe Biden, na direção de um acordo de livre comércio, que se dá em meio a necessidade do Reino Unido de buscar novos laços comerciais após a saída da União Europeia (UE).
“Eles resolveram levar essa cooperação ainda mais longe, expandindo o comércio e a progressão em direção a um futuro Acordo de Livre Comércio entre o Reino Unido e os Estados Unidos, um pacto que criaria empregos e traria novas oportunidades para nossos dois países”, diz um comunicado de Downing Street.
Na reunião de hoje, que acontece às vésperas da cúpula do G-7 (grupo composto por Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá), na Cornualha, Johnson e Biden também trataram de questões pendentes da separação do Reino Unido da UE, processo conhecido como Brexit.
“Os líderes concordaram que tanto a UE quanto o Reino Unido têm a responsabilidade de trabalhar juntos e encontrar soluções pragmáticas para permitir o comércio livre entre a Irlanda do Norte, a Grã-Bretanha e a República da Irlanda”, diz a nota.
Johnson destacou ainda suas ambições em expandir ainda mais as oportunidades para todas as pessoas na Irlanda do Norte e disse esperar que os Estados Unidos continuem a trabalhar com o Reino Unido para aumentar a prosperidade no país.
Além de reforçar vínculos comerciais, os dois líderes eles também concordaram em trabalhar para reabrir as viagens e continuar a compartilhar informações que ajudarão a derrotar a disseminação do novo coronavírus em nossos países e internacionalmente.
“Eles concordaram que a parceria Reino Unido-Estados Unidos é mais importante do que nunca, à medida que enfrentamos desafios comuns, como as mudanças climáticas e nos recuperamos melhor da pandemia do novo coronavírus”, diz o comunicado.
Além de promover a importância do relacionamento entre o Reino Unido e os Estados Unidos e impulsionar a prosperidade em ambos os países, Jonhson e Biden cobriram uma série de questões de política externa, incluindo Afeganistão, China, Irã e Rússia.
Carolina Gama / Agência CMA
Copyright 2021 – Grupo CMA
Imagem em destaque: Andrew Parsons / Nº 10 Downing Street