O presidente norte-americano, Joe Biden, anunciou que os Estados Unidos já vacinaram 64% das pessoas com pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19. Ele estabeleceu como meta a imunização de 70% até o dia 4 de julho.
“Já vacinados 64% das pessoas nos Estados Unidos com pelo menos uma dose e hoje temos o menor número de mortes diárias desde que o processo de imunização começou no país”, disse ele em pronunciamento durante viagem ao Reino Unido na ocasião do G-7 (grupo composto por Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá).
Biden lembrou que os Estados Unidos são o mais que mais sentiram o efeito trágico da pandemia do novo coronavírus, com quase 600 mil mortes ligadas à covid-19. “Tivemos mais mortes na pandemia do que na Primeira Guerra, na Segunda Guerra, na Guerra do Vietnã e no 11 de setembro combinados. Conhecemos a tragédia, mas também conhecemos a solução para isso”, afirmou.
Biden classificou o processo de vacinação contra a covid-19 como o maior desafio logístico e de produção da história norte-americana. “Precisamos da engenharia científica, após décadas de pesquisas de vacinas, precisamos da capacidade total das farmacêuticas dos Estados Unidos para a produção e distribuição de vacinas. Com esse esforço, nossa economia está crescendo, salvamos milhares vidas e os norte-americanos estão conseguindo retomar sua rotina”, disse.
O presidente norte-americano lembrou, no entanto, que o combate à pandemia não pode ser apenas local, indicando que os Estados Unidos devem começar a liderar uma ação em nível internacional para apoiar os países a controlar a disseminação do novo coronavírus.
“Precisamos combater esse vírus em nível global também. Nossa obrigação humanitária como nação é salvar o maior número de vidas que for possível. É a nossa responsabilidade, são os nossos valores levar dignidade para as pessoas. Em tempo difíceis, os Estados Unidos oferecem ajuda da melhor maneira possível”, afirmou ele.
Recentemente, a Casa Branca anunciou que os Estados Unidos doarão 80 milhões de doses de vacinas contra a covid-19. Deste total, 25 milhões seriam distribuídos neste mês e correspondem a vacinas aprovadas nos Estados Unidos, com 75% destinados ao mecanismo Covax liberado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e 25% via distribuição direta.
Biden vinha sendo pressionado por outros líderes a compartilhar o excedente de doses que os Estados Unidos adquiriram. Além disso, o governo norte-americano também tem usado as vacinas para conter o avanço da China no cenário internacional.
“Japão, India e Austrália – o chamado Quad – já estão entre os países que estamos apoiando. Canadá e México, nossos vizinhos, também já receberam nossas doses”, disse ele.
Carolina Gama / Agência CMA
Copyright 2021 – Grupo CMA
Imagem em destaque: Flickr.com/U.S. Secretary of Defense