A possível compra da Cimentos Elizabeth, do fundo Farallon Capital, por US$ 250 milhões, confirmada hoje pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) foi avaliada positivamente pela Levante Investimentos.
“A CSN Cimentos possui capacidade de produção de 4,7 milhões de toneladas anuais. Com a possível compra, a companhia amplia em cerca de 25% sua capacidade, além de iniciar as operações em uma região ainda sem atuação, com a participação no mercado de cimentos passando dos atuais 7,7% para quase 10% (segundo dados de 2020). Além disso, a CSN protocolou o IPO de sua divisão de cimentos na CVM, com pretensão de levantar recursos para expansão”, disseram Pedro Besser e Eduardo Guimarães, em comentário a clientes.
Os analistas destacam que a cimenteira tem capacidade para produção de cerca de 1,2 milhão de toneladas de cimentos por ano e está localizada na cidade de Alhandra, no sul do estado da Paraíba, compondo o chamado Polo Cimenteiro Paraibano, região rica em minas de calcário, principal matéria-prima do cimento.
Às 12h01 (horário de Brasília), as ações CSNA3 subiam 1,50%, a R$ 44,46, em dia marcado pela alta dos preços dos contratos futuros do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China, e expansão das ações do setor de mineração.
Cynara Escobar / Agência CMA
Copyright 2021 – Grupo CMA
Imagem em destaque: Wikimedia Commons