As taxas dos contratos futuros de Depósitos Interfinanceiros (DI) abrem em alta nesta segunda-feira refletindo apreensão dos agentes financeiros com a situação da economia chinesa chinesa, uma vez que o país asiático é um dos principais parceiros comerciais do Brasil.
Para o analista Bruno Komura, da Potenza Capital, o mercado está em linha com esse estresse chinês. “A Country Garden até parou com a negociação dos títulos de dívida. Contaminou um pouco Europa e Estados Unidos”, comentou.
A mais recente crise imobiliária da China está ameaçando se espalhar para a economia em geral, preocupando os investidores e causando uma ampla liquidação do mercado, de acordo com a Dow Jones.
As ações chinesas caíram em Hong Kong e na China continental na segunda-feira, com incorporadoras imobiliárias, fabricantes de veículos elétricos e outras empresas em setores economicamente sensíveis caindo mais. O índice Hang Seng, que é carregado com empresas chinesas, caiu 1,6%, levando sua perda acumulada no ano para 5,1%. O CSI 300 das ações de grande capitalização da China caiu 0,73% e também está no vermelho para 2023.
As dificuldades financeiras da Country Garden Holdings, a principal desenvolvedora privada sobrevivente da China, têm sido destaque desde que ela não pagou juros de dois títulos em dólares americanos há uma semana. A gigante imobiliária disse na segunda-feira que a negociação de 11 de seus títulos domésticos denominados em iuanes foi suspensa e que pretende discutir os planos de reembolso com os investidores. As ações da Country Garden listadas em Hong Kong, que haviam sido relegadas ao status de penny stock na semana passada, caíram mais 18% na segunda-feira.
Os vértices mais curtos dos DIs estão mais contidos: operam em leve alta, quase de lado, com mercado dividido entre 0,50 e 0,75 p.p. de corte da Selic (taxa básica de juros) na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).
“Quem sabe ao longo da semana vemos notícias mais positivas como o rejuste do combustível pela Petrobras e a ata do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), na quarta.”
Mais cedo, houve divulgação de dados econômicos importantes no Brasil como previsão de inflação e PIB do boletim Focus e atividade econômica medida pelo IBC-Br que avançou 0,40% mas, segundo o especialista veio em linha com o esperado.
Komura citou ainda que a Câmara segue protelando a votação do arcabouço fiscal, em busca de mais espaço no governo, uma vez que o presidente Lula (PT) ainda não definiu como será a reforma ministerial.
Por volta das 10h10 (horário de Brasília), o DI para janeiro de 2024 tinha taxa de 12,455% de 12,440% no ajuste anterior; o DI para janeiro de 2025 projetava taxa de 10,400% de 10,345 %, o DI para janeiro de 2026 ia a 9,905%, de 9,820%, e o DI para janeiro de 2027 com taxa de 10,075% de 9,990% na mesma comparação. No mercado de câmbio, o dólar operava em baixa, cotado a R$ 4,9541 para a venda.