Entenda tudo que movimentou o mercado financeiro e o mundo dos investimentos nesta quinta-feira (3), com o podcast Fechamento do Mercado, uma produção do Monitor do Mercado.
O episódio de hoje já está no ar, nas principais plataformas de podcasts. Basta clicar na sua plataforma preferida para ouvir: Spotify; Deezer; Amazon Music; Google Podcasts; Anchor. Ou ouvir clicando abaixo.
Ou se preferir, leia abaixo o que diz Thiago Raymon sobre cada tema:
Desempenho do Ibovespa e Dólar
No cenário de hoje, o Ibovespa registrou uma pequena queda, enquanto o dólar apresentou recuo em relação ao real. Esses movimentos foram influenciados tanto pela divulgação de resultados corporativos quanto por novos dados econômicos nos Estados Unidos.
O Ibovespa fechou o dia com uma queda de 0,05%, chegando a 118.350 pontos. Por sua vez, o dólar teve uma diminuição de 0,45%, atingindo o valor de R$4,88.
Cenário Interno e Desempenho do Setor de Serviços
No cenário interno, o setor de serviços no Brasil registrou uma segunda expansão consecutiva em junho. No entanto, o trimestre encerrou com um desempenho mais fraco do que o esperado para o mês. Os serviços aumentaram em 0,2% em junho na comparação com maio, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse resultado aponta uma desaceleração após o ganho de 1,4% em maio, ficando abaixo das expectativas do mercado, que previam um aumento de 0,5% para o mês de junho.
Dados Econômicos nos Estados Unidos
No contexto internacional, o índice de preços ao consumidor nos Estados Unidos subiu 0,2% em julho, alinhado com as projeções dos economistas. Entretanto, os pedidos de auxílio-desemprego totalizaram 248 mil na última semana, superando a expectativa de 230 mil dos especialistas. Esses dados influenciaram o comportamento do dólar, que acelerou suas perdas em relação ao real e a outras divisas fortes em relação a países exportadores de commodities.
Variações nas Ações e Mercado Internacional
No cenário corporativo brasileiro, as ações que mais se valorizaram durante o dia foram as da Azul, com alta de 10,13%, seguidas pelas ações da Braskem, que registraram aumento de 6,58%, e as ações da Gol, que tiveram uma alta de 5,94%. Já as principais quedas ficaram com as ações da Soma, que tiveram uma retração de 7,77%, as ações da Reddor, que recuaram 5,33%, e as ações da 3R Petróleo, que apresentaram uma queda de 5,1%.
Podcast
Em episódios diários, no começo e no fim do dia, com cerca de 5 minutos, o programa mantém seus ouvintes atualizados sobre os pontos mais importantes da economia e do mundo financeiro.
São notícias, análises e dados para você tomar as melhores decisões para seus investimentos e cuidar bem do seu dinheiro.
Aproveite para ficar por dentro do que importa para a sua vida financeira, com especialistas no assunto, como Thiago Raymon, gestor da Titan Capital; Lucas Rocco, André Ribeiro e Pablo Piero, da Wise Investimentos|BTG Pactual; Marcos Vasconcellos, CEO do Monitor do Mercado, e muito mais!
Imagem: Unsplash