Os principais índices do mercado de ações dos Estados Unidos fecharam o pregão desta quinta-feira em alta, após uma leitura do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) mais fria que o esperado.
- Tem um grupo seleto de leitores do Monitor do Mercado que recebe informações, recomendações e análises de investimento diretamente no WhatsApp. É muito mais do que está disponível no site e, melhor, em tempo real. Quer entrar para a turma? Clique aqui.
A inflação norte-americana subiu 3,2% em julho em relação ao mesmo período de 2022 e 0,2% ante o mês anterior, informou o Departamento do Trabalho mais cedo. Os resultados vieram levemente abaixo das expectativas. Economistas consultados pela Dow Jones projetavam um crescimento mensal de 0,2% e de 3,3% na comparação ano a ano.
O núcleo do CPI, que exclui os preços voláteis de alimentos e energia, também subiu 0,2% na comparação mensal e teve alta de 4,7% na comparação anual, também ligeiramente abaixo do consenso. A leitura de hoje reforçou as apostas de uma pausa no aperto monetário do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) na reunião de setembro.
“No geral, isso se baseia nas expectativas do mercado em torno de um potencial pouso suave”, afirma Michelle Culver, estrategista de portfólio da Global X. “Esta foi uma impressão de inflação encorajadora para os mercados e as expectativas do Fed”, completa.
Enquanto isso, a Disney avançou quase 5%, marcando o melhor desempenho de hoje no Dow Jones, após anunciar um aumento nos preços para assinaturas Disney+ sem anúncios. Além disso, a gigante da mídia divulgou lucros que superaram as expectativas do mercado.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após o fechamento:
- Dow Jones: +0,15%, 35.176,15 pontos
- Nasdaq 100: +0,12%, 13.738 pontos
- S&P 500: +0,02%, 4.468,83 pontos
Larissa Bernardes / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels