A Nvidia, fabricante de componentes eletrônicos, anunciou nesta terça-feira (8) um novo chip para inteligência artificial avançada. Chamado de ‘Grace Hopper Superchip’ (ou GH200), o chip foi desenvolvido para acelerar os aplicativos de IA generativa.
A empresa começou a investir em chips voltados para a tecnologia IA em maio deste ano, conforme já noticiado pelo Monitor do Mercado. Na época, a aposta rendeu uma alta de 27% em suas ações.
Por ser uma das pioneiras no ramo de chips com IA, a empresa “surfou” na onda da tecnologia, com uma nova oportunidade de lucro. Agora, com o super chip GH200, a intenção é acompanhar o mercado de inteligência artificial generativa, que exige capacidade de processamento maior à medida que cresce.
“Ter uma memória maior permite que o modelo permaneça residente em uma única GPU e não precise de vários sistemas ou várias GPUs para ser executado”, disse o vice-presidente de hyperscale e HPC da Nvidia, Ian Buck.
Enquanto isso, Jensen Huang, fundador e CEO da Nvidia comentou que para atender à crescente demanda por IA generativa, os data centers exigem plataformas de computação aceleradas com necessidades especializadas. “A nova plataforma GH200 Grace Hopper Superchip oferece isso com tecnologia de memória excepcional e largura de banda para melhorar a taxa de transferência, a capacidade de conectar GPUs para agregar desempenho sem comprometimento e um design de servidor que pode ser facilmente implantado em todo o data center”, explica.
Imagem: REUTERS/Robert Galbraith