Os participantes do mercado financeiro são unânimes na convicção de que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) dará continuidade ao ciclo de aperto monetário iniciado na reunião anterior e elevará a taxa de básica de juro (Selic) em 75 pontos-base na próxima quarta-feira.
Conforme levantamento preliminar do Termômetro CMA, feito nesta semana, todas as 17 instituições financeiras consultadas consideram que a Selic será elevada em 0,75 ponto porcentual, para 3,50% ao ano.
A projeção está em linha com as sinalizações da própria autoridade monetária, que vêm sendo apontadas como decisivas para o estabelecimento do consenso entre os participantes do mercado.
No encontro anterior, ocorrido em março, o Copom elevou a taxa Selic pela primeira vez desde julho de 2015, retirando-a da mínima histórica de 2,00% ao ano e elevando-a a 2,75% ao ano.
A próxima decisão do Copom será divulgada na quarta-feira da semana que vem (dia 5), às 18h, exclusivamente no site do Banco Central. O comunicado com a decisão será publicado logo após o término da reunião.
*Imagem em destaque: Piqsels.com Ricardo Gozzi / Agência CMA
Copyright 2021 – Grupo CMA