O secretário da Fazenda, Waldery Rodrigues, vai deixar o cargo e será substituído pelo atual secretário do Tesouro, Bruno Funchal, segundo o Ministério da Economia. Com a mudana, o Tesouro passará a ser chefiado por Jeferson Bittencourt, e Rodrigues se
tornará assessor especial do ministro Paulo Guedes.
O presidente Jair Bolsonaro chegou a pedir a demissão de Waldery Rodrigues em setembro no ano passado, quando o então secretário da Fazenda disse que a equipe econômica avaliava desvincular as aposentadorias do salário mínimo.
A notícia sobre as trocas já haviam circulado ontem extraoficialmente na imprensa, mas só foram confirmadas pelo Ministério na noite de terça-feira.
Em nota, o Ministério disse que “o ministro faz questão de destacar a competência e a inteira confiança que tem em Waldery. Agradece a dedicação, lealdade e resiliência de Waldery Rodrigues e ressalta a relevante contribuição dada por ele para o avanço da agenda de reformas e transformação do Estado brasileiro”.
“Registre-se ainda que Waldery participou ativamente nos últimos meses do planejamento e da construção da reformulação agora anunciada. As mudanças dentro da equipe representam a preservação das diretrizes do governo para a política econômica, baseadas em responsabilidade fiscal e na transformação do Estado. Bruno Funchal e Jeferson Bittencourt integram a equipe desde o início do governo”, acrescentou.
Outras mudanças no Ministério da Economia incluem a nomeação do economista e analista de Planejamento e Orçamento Ariosto Antunes Culau para a Secretaria de Orçamento Federal (SOF), e a nomeação do economista Isaías Coelho como assessor especial com foco orientado para a reforma tributária. Ele assumirá as funções de Vanessa Canado, que havia solicitado para deixar o cargo desde o início do ano.
Gustavo Nicoletta / Agência CMA (g.nicoletta@cma.com.br)
Copyright 2021 – Grupo CMA – Imagem: Marcelo Camargo / Agência Brasil