A Gerdau informou que a certificadora independente SRK Consulting elaborou o relatório de certificação das reservas de minério de ferro na mina localizada no Distrito de Miguel Burnier, município de Ouro Preto (MG). As referidas operações de mineração são parte integral da operação de negócios no Brasil e se destinam, principalmente, ao abastecimento de minério de ferro dessa operação, segundo fato relevante divulgado pela companhia nesta quarta-feira.
- Receba primeiro as notícias e análises que vão impactar o mercado. Assine o exclusivo Monitor do Mercado Real Time. Recomendações de investimento e informações, minuto a minuto, direto no seu celular. Clique aqui para conhecer.
Conforme as conclusões do relatório, a companhia passa a deter reservas certificadas de 476 milhões de toneladas de minério de ferro (em tonelada métrica seca), sendo 138 milhões de toneladas provadas e 338 milhões de toneladas prováveis.
Considerando o patamar de produção anual previsto de 5,5 milhões de toneladas de minério de ferro (em tonelada métrica úmida, considerando uma umidade de 10%) da plataforma de mineração sustentável, as reservas certificadas indicam uma vida útil de 40 anos ao investimento.
A certificação é um marco importante no investimento de R$ 3,2 bilhões na plataforma de mineração sustentável da Gerdau, com objetivo de fornecer minério de alta qualidade e custo competitivo para a unidade de Ouro Branco (MG), colaborando também de forma importante em seu processo de descarbonização. O investimento ocorrerá entre os anos de 2023 e 2026.
Os desembolsos do referido investimento no ano de 2023, já estão contemplados dentro do Plano de Investimentos anunciado em 1 de março.
Cynara Escobar / Agência CMA
Imagem: Divulgação