A B3 e Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) firmaram um protocolo de intenções, que prevê acesso amplo, à B3, às informações do banco de dados meteorológicos do órgão, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de novos produtos para o setor de seguros, como o seguro paramétrico.
“O acordo estabelece mecanismos de cooperação e de organização de atividades conjuntas para estudos a serem realizados entre as partes”, disse a B3, em nota.
“A parceria do INMET com a B3 é um grande passo no projeto do Sistema de Informação Meteorológica (SIM INMET), que engloba duas partes: a primeira, é a construção do seguro de índice paramétrico e a segunda, é a criação do mercado do derivativo de clima. Ambas corroboram na redução dos custos para o produtor rural e para toda a sociedade, reduzindo os riscos das mudanças climáticas. Dessa forma, o INMET se lança como provedor de dados do índice paramétrico dos contratos”, afirmou o diretor do INMET, Miguel Lacerda.
Os dados podem auxiliar no desenvolvimento de seguro paramétrico, um produto que pode ser associado a dados meteorológicos, com aplicação no setor agro, para identificar geadas ou chuvas, por exemplo.
A B3 atua no setor de seguros desde 2019 e foi uma das primeiras empresas autorizadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) a atuar no âmbito do Sistema de Registro de Operações (SRO), oferecendo o serviço de registro de apólices eletrônicas, disse Icaro Demarchi Araujo Leite, superintendente de seguros da B3.
Cynara Escobar / Agência CMA
Copyright 2021 – Grupo CMA
Imagem em destaque: Rovena Rosa/Agência Brasil