Os principais índices do mercado de ações asiáticos terminaram a sessão desta quarta-feira mistos. Por um lado, os índices de preços ao consumidor e produtor da China registraram números negativos.
Embora o índice de preços ao consumidor tenha subido 0,2% em julho em base mensal, ele caiu 0,3% em base anual – a primeira queda em 28 meses, “aumentando os temores de que, apesar de todas as promessas de novas medidas de estímulo, as autoridades chinesas possam estar enfrentando limitações no tipo de estímulo que podem implementar quando vem para dar o pontapé inicial na demanda doméstica”, afirma Michael Hewson, analista chefe de mercados da CMC Markets.
Esses números vão aprofundar as preocupações sobre as perspectivas de crescimento da China e a eficácia das medidas tradicionais de estímulo, disse Mohamed El-Erian, principal consultor econômico da Allianz.
“A falta de uma recuperação mais forte na inflação de serviços após a reabertura ressalta como a recuperação doméstica tem sido decepcionante”, avalia Julian Evans-Pritchard, chefe de economia para a China da Capital Economics.
Alguns balanços de empresas também mexeram com o humor dos mercados. A japonesa Sony divulgou os resultados do primeiro trimestre fiscal de 2023, que mostrou lucro operacional de US$ 1,8 bilhão, 31% menor que no mesmo período do ano anterior. Segundo a empresa, a queda se deve à menor receita do setor de filmes, mas há a expectativa de aumento nas vendas do novo console PlayStation 5.
O índice que se destacou nas bolsas asiáticas foi o coreano Kospi, com alta de 1,21%, puxado pelas ações de empresas de biotecnologia e das fabricantes de baterias Samsung e LG.
Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:
Nikkei 225 (Tóquio): -0,53%, 32.204,33 pontos
Hang Seng (Hong Kong): +0,32%, 19.246,03 pontos
Xangai Composto (Xangai): -0,49%, 3.244,49 pontos
Kospi (Seul): +1,21%, 2.605,12 pontos