Os principais índices de ações norte-americanos terminaram o dia em tom positivo, com o S&P 500 renovando máxima no fechamento ajudado pelo avanço das empresas de tecnologia à medida que o mercado de dívida se acalma, diminuindo as preocupações sobre as avaliações das papéis de alto crescimento.
O S&P 500 teve alta de 0,4%, para 4.097,17, seu segundo fechamento recorde seguido. O Nasdaq avançou 1,0%, com Apple, Netflix e Microsoft subindo mais de 1,0% cada. O Dow Jones foi o mais tímido, ao subir pouco mais de 50 pontos.
Nos mercados de dívida, os juros dos títulos de referência de dez anos do Tesouro dos Estados Unidos caíram para 1,643%, ante 1,653% de ontem. Os juros desses papéis haviam subido para 1,749% no final do mês passado no maior patamar em 14 meses.
Apesar do avanço das gigantes da tecnologia, os investidores processaram uma leitura pior do que o esperado dos pedidos de seguro-desemprego. Um total de 744 mil norte-americanos entrou com a solicitação pela primeira vez durante a semana encerrada em 3 de abril, segundo o Departamento do Trabalho. Economistas consultados pela Dow Jones esperavam 694 mil.
Falando mais cedo em um evento do Fundo Monetário Internacional (FMI), o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, expressou preocupação com as “cicatrizes do mercado de trabalho” de longo prazo e garantiu apoio contínuo para a economia superar os efeitos da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus.
Powell também falou da inflação, reafirmando que uma aceleração da taxa não fará com que o banco central norte-americano eleve a taxa básica, atualmente próxima de zero. Segundo ele, esse pico será transitório e a tendência é de preços baixos mesmo com a recuperação da economia.
Por isso, os investidores devem acompanhar com a atenção amanhã a divulgação do índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) de março, que será publicado às 9h30 (de Brasília) pelo Departamento do Trabalho dos Estados Unidos. A previsão é de alta de 0,4%, segundo a agência Dow Jones.
“Os dados do PPI desta sexta-feira fornecerão algumas pistas preliminares sobre a métrica de inflação preferida do Fed, com chance de os preços da energia elevarem mais uma vez o índice geral em relação ao núcleo”, disse o economista sênior do Deutsche Bank, Brett Ryan.
Confira a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos no fechamento:
Dow Jones: +0,17%, 33.503,57 pontos
Nasdaq Composto: +1,03%, 13.829,30 pontos
S&P 500: +0,42%, 4.097,17 pontos
Carolina Gama / Agência CMA
Copyright 2021 – Grupo CMA
Imagem em destaque: Piqsels.com