Bill Gates, fundador da Microsoft, fez novas apostas sobre o futuro do trabalho. E a inteligência artificial é parte delas. Mas apenas uma parte.
Clique aqui para assinar a Newsletter gratuita sobre Inteligência Artificial no Mercado Financeiro.
Em uma recente publicação em seu blog pessoal, Gates Notes, o empresário enfatizou que estamos entrando na era da inteligência artificial (IA) e que essa inovadora tecnologia terá um impacto significativo em todos os domínios da sociedade. Por disso, Gates está convencido de que as ocupações do futuro estarão estreitamente ligadas à IA.
Gates explicou que a inteligência artificial é a inovação mais importante desta era, assim como foi a invenção do computador pessoal ou da internet. O recurso é capaz de revolucionar a forma como aprendemos, trabalhamos e outras atividades do cotidiano.
Na visão do fundador da Microsoft, as profissões ideais do futuro estão ligadas à inteligência artificial, energia ou biologia. A área de biológicas é, na visão de Gates, algo que pode contribuir com IA. “Qualquer trabalho relacionado à Inteligência Artificial tem o potencial de dar forma ao futuro”, disse.
O especialista também recomendou aos jovens que aprendessem a programar, uma vez que a área da tecnologia tende a crescer ainda mais por conta da inteligência artificial. Gates ressaltou, ainda, a importância das plataformas online que disponibilizam cursos gratuitos ou de baixo custo para aprendizado em programação, citando nomes como Khan Academy, Coursera e edX.
Clique aqui para assinar a Newsletter gratuita sobre Inteligência Artificial no Mercado Financeiro.
Vale lembrar que o empresário tem investido muito dinheiro em inteligência artificial. Somente para o ChatGPT foram destinados US$ 10 bilhões de dólares.
Imagem: Reuters