Os principais índices do mercado de ações dos Estados Unidos fecharam o pregão desta sexta-feira em queda, após uma semana movimentada de lançamentos de resultados corporativos do segundo trimestre e divulgação dos dados de empregos do país.
- Essa informação chegou primeiro para quem é membro do Monitor do Mercado Real Time. Já garantiu o seu acesso? Clique aqui.
De acordo com dados do Departamento de Trabalho, a economia norte-americana criou 187 mil novas vagas de emprego em julho, e a taxa de desemprego caiu para 3,5%, abaixo dos 3,6% registrados no mês anterior. Embora os números mostrem um crescimento mais lento do mercado de trabalho do que o esperado, os salários tiveram um aumento acima das projeções dos analistas.
“A desaceleração do mercado de trabalho pode estar sinalizando uma possível mudança no cenário econômico”, disse Karen Wong, analista financeira da InvestWise. “Os traders estão realizando lucros após uma sequência de resultados corporativos positivos, enquanto tentam interpretar os dados de emprego em busca de pistas sobre o futuro da economia”, acrescentou.
A semana também foi marcada por relatórios de ganhos corporativos. A Amazon superou as expectativas de lucro e forneceu uma orientação positiva, o que impulsionou suas ações em 8,3%, atingindo seu nível mais alto em quase um ano. Por outro lado, a Apple enfrentou um declínio de 4,8% após reportar uma receita inferior ao trimestre do ano anterior.
Os resultados corporativos desta temporada do segundo trimestre continuam a surpreender alguns analistas de Wall Street, uma vez que a desaceleração esperada nos lucros se mostrou menor do que o temido. De acordo com a FactSet, cerca de 84% das empresas do S&P 500 já apresentaram seus resultados, sendo que 80% delas superaram as expectativas de Wall Street.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após o fechamento:
Dow Jones: -0,43%, 35.065,62 pontos
Nasdaq 100: -0,36%, 13.909,2 pontos
S&P 500: -0,52%, 4.478,03 pontos
Confira a variação dos índices na semana:
Dow Jones: -1,10%
Nasdaq 100: -2,82%
S&P 500: -2,27%
Larissa Bernardes / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels