O crescimento do uso da inteligência artificial por empresas gerou uma nova exigência: estrutura para comportar o intenso processamento de dados. Com isso, o mercado dos chamados ‘data centers‘ passa por uma expansão.
Clique aqui para assinar a Newsletter gratuita sobre Inteligência Artificial no Mercado Financeiro.
Os ‘data centers‘ costumavam ser edifícios semelhantes a armazéns equipados com múltiplos racks de servidores, roteadores e outros hardwares de tecnologia da informação que armazenavam e processavam dados. Agora, voltados especificamente à IA, são equipados com chips que possuem a tecnologia de inteligência artificial, o que possibilita cálculos mais rápidos, redes ópticas e armazenamento mais eficiente.
A alta das ações da Nvidia em maio deste ano não foi à toa. A empresa foi uma das pioneiras a criar chips com inteligência artificial, demanda que tem crescido e remodelará o setor, conforme as empresas adotam o recurso para automatização de processos.
De acordo com a pesquisa Data Bridge Market Research, os investimentos no mercado global de infraestrutura de IA, abrangendo data centers, redes e outros hardwares que suportam o uso de aplicações de IA, têm uma projeção de atingir US$ 422,55 bilhões até 2029. A previsão é de um crescimento expressivo, com uma taxa anual composta de 44% ao longo dos próximos seis anos.
Com este mercado em alta, a preocupação agora gira em tornar os data centers de IA mais modernizados, com métodos alternativos de resfriamento. Apesar de conseguir processar bem a demanda que a inteligência artificial exige, estes servidores requerem uma grande quantidade de água para serem resfriados, conforme já noticiado pelo Monitor do Mercado.
Clique aqui para assinar a Newsletter gratuita sobre Inteligência Artificial no Mercado Financeiro.
Com o aumento da adoção de ferramentas de IA pelas empresas no próximo ano, os data centers convencionais podem enfrentar desafios para acompanhar a demanda. Conforme publicado no The Wall Street Journal, Sean Graham, diretor de pesquisa da International Data Corp., estima que aproximadamente 20% da capacidade total dos data centers já esteja sendo utilizada para suportar aplicações de IA. Isso mostra que pode haver a necessidade de expansão e otimização dessas infraestruturas para atender às crescentes exigências da tecnologia de IA.
Imagem: Freepik