O Banco Pan reportou lucro líquido ajustado de R$ 191 milhões no segundo trimestre deste ano (segundo trimestre de 2023), um desempenho 1,6% inferior ao registrado no segundo trimestre de 2022, informou a companhia nesta quinta-feira, em seu relatório de resultados do intervalo.
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A margem financeira líquida gerencial atingiu R$ 1,7 bilhão, queda de 7% ante os R$ 1,9 bilhão do 2T22. Em relação aos ativos rentáveis, a NIM foi de 16,7% entre abril e junho de 2023, contra 17,8% na comparação com igual etapa de 2022, queda de 1,1 ponto percentual (pp).
O retorno sobre patrimônio líquido (ROE, na sigla em inglês) foi de 11,2% no segundo trimestre de 2023, queda de 0,7 pp na comparação anual.
O índice de inadimplência de 90 dias atingiu 8% no segundo trimestre de 2023, um aumento de 1,3 pp frente ao segundo trimestre de 2022. No 1T23, o indicador de créditos vencidos acima de 90 dias foi de 7,2%.
Já a despesa líquida de provisão de créditos totalizou R$ 431 milhões no 2T23, frente aos R$ 466 milhões do 2T22, em linha com as expectativas da empresa.
As despesas administrativas e de pessoal totalizaram R$ 595 milhões no 2T23, frente aos R$ 597 milhões no 1T23 e aos R$ 607 milhões do 2T22.
As despesas com originação somaram R$ 400 milhões ao final do trimestre, frente aos R$ 553 milhões do 1T23 e aos R$ 505 milhões do 2T22, acompanhando os volumes de originação de crédito e de aquisição de clientes.
Já a carteira de crédito total cresceu 6% no segundo trimestre de 2023, para R$ 38,1 bilhões. Em relação ao 1T23, caiu 3% devido à menor originação em consignado.
A captação de recursos totalizou R$ 39,6 bilhões no segundo trimestre.
O patrimônio líquido consolidado do Pan totalizou R$ 7,897 bilhões no 2T23, frente aos R$ 7,812 bilhões no 1T23 e R$ 7,719 bilhões no 2T22.
“Ao final do 2T23, 65% dos nossos clientes estavam ativos, representando um aumento anual de mais de 4 milhões de clientes. Nossa originação de crédito continua em patamares sólidos, atingindo R$ 6,3 bilhões neste trimestre”, escreveu a administração do banco, em sua mensagem aos acionistas.
Cynara Escobar / Agência CMA
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