O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços dos Estados Unidos caiu para 52,3 pontos em julho, de 54,4 em junho, de acordo com dados revisados do S&P Global.
- Tem um grupo seleto de leitores do Monitor do Mercado que recebe informações, recomendações e análises de investimento diretamente no WhatsApp. É muito mais do que está disponível no site e, melhor, em tempo real. Quer entrar para a turma? Clique aqui.
A previsão era de 52,4 pontos, mesmo número registrado na leitura preliminar. Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração.
O PMI composto, que agrega dados sobre a atividade industrial, de serviços e de construção, caiu para 52,0 pontos em julho, abaixo dos 53,2 pontos registrados em junho.
“O setor de serviços continua sendo o principal motor de crescimento da economia dos Estados Unidos, embora haja sinais de que ele está falhando em meio a ventos contrários crescentes. A atividade comercial aumentou em julho no ritmo mais lento desde fevereiro, com a taxa de expansão caindo ainda mais em relação ao pico recente de maio em resposta ao crescimento acentuadamente reduzido de novos negócios”, diz o economista-chefe do S&P Global, Chris Williamson.
“Embora os gastos de estrangeiros nos Estados Unidos continuem a crescer fortemente à medida que o aumento de viagens pós-pandemia mostra sinais de persistência, o crescimento da demanda diminuiu de clientes domésticos, muitas vezes vinculado ao aumento do custo de vida e taxas de juros mais altas”, completa.
Julio Viana / Agência CMA
Imagem: Piqsels