O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços do Reino Unido caiu para 51,5 pontos em julho, de 53,7 pontos em junho, de acordo com dados revisados divulgados pelo S&P Global/CIPS. O índice veio em linha com as previsões do mercado.
Leituras acima de 50 pontos indicam crescimento das atividades, enquanto os valores menores apontam contração. O PMI composto, que agrega dados sobre a atividade dos setores industrial e de serviços, caiu para 50,8 pontos em julho, de 52,8 pontos em junho.
“A perda de ímpeto sinalizada pelos provedores de serviços em julho sugere que a economia do Reino Unido deve, na melhor das hipóteses, estabilizar nos próximos meses, já que os custos de empréstimos mais altos afetam mais os gastos do consumidor e a confiança das empresas. As empresas do setor de serviços tiveram o aumento mais fraco de novos empregos em seis meses, enquanto a criação de empregos caiu, pois algumas empresas responderam às condições mais brandas do mercado, freando as contratações”, diz Tim Moore, diretor de economia da S&P Global.