O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços da Alemanha caiu para 52,3 pontos em julho, de 54,1 pontos em junho, de acordo com dados revisados divulgados pelo Hamburg Commercial Bank (HCOB) e pelo instituto S&P Global. O resultado veio acima das previsões, de 52 pontos.
Leituras acima de 50 pontos indicam crescimento das atividades, enquanto os valores menores apontam contração. O PMI composto, que agrega dados sobre a atividade dos setores industrial e de serviços, caiu para 48,5 pontos em julho, de 50,6 pontos em junho.
“Existe algum temor entre as empresas de serviços de que os funcionários possam perder o controle em breve, à medida que os negócios deterioraram-se consideravelmente em julho. Isso corresponde a uma queda nos novos negócios de exportação e uma queda nas carteiras de trabalho. As empresas reagiram contratando novos funcionários em um ritmo muito mais lento do que nos meses anteriores. Esperamos que o crescimento do emprego seja interrompido nos próximos meses, embora as empresas não cheguem a cortar empregos em grande escala”, diz Dr. Cyrus de la Rubia, economista-chefe do HCOB.