O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços da China subiu para 54,1 pontos em julho, de 53,9 pontos em junho, de acordo com dados revisados do instituto de pesquisas S&P Global do grupo de mídia Caixin. A previsão era de 52,5 pontos.
Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI composto, que agrega dados sobre a atividade industrial, de serviços e de construção, caiu para 51,9 pontos em julho, abaixo dos 52,5 pontos registrados em junho.
“A recuperação desigual dos serviços e indústrias manufatureiras tem sido uma questão proeminente. Apesar do setor manufatureiro ter sido um empecilho, a constante expansão dos serviços ainda ajudou a produção, demanda e emprego permanecerem em território positivo. A contração das exportações foi relativamente pronunciada, os custos de insumos aumentaram ligeiramente e os preços de produção caíram ligeiramente. As expectativas para a produção futura ainda eram otimistas, mas o medidor registrou uma nova baixa desde novembro”, afirma dr. Wang Zhe, economista sênior do grupo Caixin.