O comunicado do Copom primeiro explicitou uma divisão que já havia no mercado também sobre 0,25 e 0,50 ponto. Essa divisão que estava no mercado também acabou aparecendo no Copom, cinco a quatro que foi uma divisão mais forte. Para a XP Investimentos, a decisão mostrou uma divisão bem importante dentro do comitê. O presidente Roberto Campos se aliando ao novo diretor Gabriel Galípolo e acabando pela decisão de 0,50 p.p.
A justificativa é pela melhora da expectativa de inflação recente, que melhorou de fato, depois do conselho Monetário e também a melhora do ambiente de inflação. “Acreditamos que tudo isso abria espaço para um corte de juros”, frisou em relatório.
“O Copom explicita a sua preferência por 0,50 tirando o 0,25 inicial. Começando logo com 0,50, mas também tentando dizer que não pensa em acelerar eventualmente, pelo menos aos olhos de hoje, para 0,75, deixando explícito que 0,50 é o corte preferido”, prossegue.
Para a XP, a visão é que é um corte adequado para o ciclo, e tem algo como três a quatro pontos percentuais para serem cortados que podem ser feitos e serem testados a cortes de 0,50. Seis, sete cortes de 0,50 que é um ritmo para o nível da Selic atual gradual.
“Talvez o início poderia ser de 0,25, dado que ainda tem algumas incertezas, essa inclusive era a nossa projeção, mas o ritmo de 0,50 não parece um ritmo agressivo se ele for de fato mantido. Agora resta saber como o mercado vai reagir. Se o mercado vai colocar no preço exatamente essa sinalização de 0,50 ou vai testar ritmos mais fortes de baixa”, acrescenta.
A XP acredita que há riscos de alta e de baixa de inflação adiante, e essa é a grande questão que fica para frente. Mas o comunicado não trouxe muitos embasamentos profundos e técnicos, nem tanto pelo corte de 0,25 quanto pelo 0,50.
‘Em linhas gerais, nossa impressão é que os próximos cortes vão continuar na linha de 0,50, mas vai ser muito importante vermos para um embasamento mais profundo da decisão, a ata que sai na próxima terça-feira”, completa.
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels