Os principais índices do mercado de ações europeu fecharam o pregão desta quarta-feira em queda, com o rebaixamento da classificação de crédito dos Estados Unidos pressionando o sentimento global.
- Essa informação chegou primeiro para quem é membro do Monitor do Mercado Real Time. Já garantiu o seu acesso? Clique aqui.
Na noite passada, a Fitch Ratings cortou o rating de inadimplência de emissor de moeda estrangeira de longo prazo dos Estados Unidos, citando preocupações com a “deterioração fiscal esperada nos próximos três anos”. Esse movimento desencadeou uma onda de impactos globais, com as ações em Wall Street despencando e os mercados da Ásia também registrando quedas.
“O relatório fez várias observações precisas sobre a situação fiscal dos EUA, bem como sua governança, no entanto, nada do que foi destacado pela Fitch no relatório de ontem é surpresa para a maioria das pessoas. A perda da classificação AAA é prejudicial do ponto de vista político, mas muda pouco no panorama quando se trata da atratividade dos investimentos nos EUA em comparação com seus pares. Não é como se a China ou qualquer outro país na Europa fossem mais seguros quando se trata de atratividade de investimentos e estabilidade política”, diz o analista-chefe de mercado da CMC Markets, Michael Hewson.
“No entanto, o rebaixamento parece ter incentivado uma maior realização de lucros em resposta à fraqueza que começou ontem, devido a preocupações com dados econômicos mais fracos e perspectivas de ganhos”, acrescenta.
Enquanto isso, os investidores também continuaram a digerir os balanços corporativos na Europa, que hoje vieram de empresas como a BAE Systems, Ferrari e Taylor Wimpey.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices europeus no fechamento:
FTSE-100 (Londres): -1,36%, 7.561,63 pontos
DAX-30 (Frankfurt): -1,56%, 16.008,39 pontos
CAC-40 (Paris): -1,26%, 7.312,84 pontos
FTSE MIB (Milão): -1,30%, 28.974,5 pontos
IBEX-35 (Madri): -1,87%, 9.318,80 pontos
SMI-20 (Zurique): -0,85%, 11.212,70 pontos
PSI-20 (Lisboa): -1,67%, 5.978,99 pontos
Larissa Bernardes / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels