O Bank Of America (BofA) considera que o ligeiro aumento da produção industrial em junho foi uma surpresa positiva, já que os analistas esperavam uma queda. Mesmo assim, a tendência geral da produção industrial permanece fraca e é provável que a atividade desacelere ainda mais nos próximos meses.
- Tem um grupo seleto de leitores do Monitor do Mercado que recebe informações, recomendações e análises de investimento diretamente no WhatsApp. É muito mais do que está disponível no site e, melhor, em tempo real. Quer entrar para a turma? Clique aqui.
Além disso, diz o BofA, a queda do índice de difusão é um sinal preocupante, pois sugere que cada vez menos setores estão se expandindo. “Isso é um sinal de que a saúde geral do setor industrial está em declínio.”
Os economistas do BofA, David Beker e Merrill Lynch, se debruçaram sobre o relatório Brazil Watch e destacaram os desafios que o setor industrial brasileiro enfrenta, incluindo condições de crédito apertadas, níveis elevados de estoque e demanda fraca.
Apesar desses desafios, há alguns sinais positivos, como o aumento do abate de rebanhos.
“No geral, a perspectiva para a produção industrial brasileira é mista, com analistas esperando alguma desaceleração nos próximos meses.”
De acordo com o relatório, o aumento do abate de rebanhos é um bom sinal, pois sugere que há alguma demanda por carne. Também é um sinal positivo para a inflação, já que sugere que haverá mais carne disponível no mercado. “Isso poderia ajudar a arrefecer as pressões inflacionárias.”
“Além disso, o governo está tomando algumas medidas para apoiar o setor industrial, como fornecer isenções fiscais e subsídios.”
Camila Brunelli / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels