O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial da China caiu para 49,2 pontos em julho, de acordo com dados revisados do instituto de pesquisas S&P Global do grupo de mídia Caixin. Em junho, o índice havia ficado em 50,5 pontos.
Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. Segundo o S&P Global, as empresas sinalizaram uma queda marginal na produção em meio a uma nova queda no volume total de novos negócios. A fraca procura externa foi um fator chave que pesou nas vendas totais, com novos pedidos de exportação caindo visivelmente em julho pelo quinto mês consecutivo.
“Tanto a oferta quanto a demanda de manufatura se contraíram. O mercado foi morno, com demanda lenta, e a oferta encolheu em conjunto. As leituras para o total de novos pedidos e produção foram as mais baixas desde dezembro e janeiro, respectivamente. Notavelmente, os novos pedidos de exportação caíram acentuadamente em julho, já que os riscos de uma recessão no exterior aumentaram, e a demanda externa da China foi claramente insuficiente. O indicador de novos pedidos de exportação caiu para o nível mais baixo desde setembro”, diz Dr. Wang Zhe, economista sênior do grupo Caixin.
Imagem: Piqsels