A Bolsa fechou em forte queda de 2,10%, perdeu mais de 3 mil pontos, em um movimento de realização em dia de correção das ações da Petrobras (PETR3 e PETR4), após altas recentes e em meio à repercussão do relatório mais fraco de produção da estatal do segundo trimestre e expectativa sobre a política de preços da empresa.
- Essa informação chegou primeiro para quem é membro do Monitor do Mercado Real Time. Já garantiu o seu acesso? Clique aqui.
O recuo de Vale (VALE3), do setor financeiro e a piora do mercado externo também contribuíram para a queda do Ibovespa.
As ações da Petrobras (PETR3 e PETR4) caíram 5,62% e 5,19% e o relatório divulgado ajudou nesse movimento. A estatal registrou, no Brasil, produção de 2,603 milhões de boed, uma queda de 0,5% se comparando com o mesmo período de 2022 e perda de 1,4% ante o primeiro trimestre deste ano. No exterior, a produção foi de 35 mil boed, baixas de 5,4% e 2,8% nas mesmas bases de comparação.
A Vale (VALE3) caiu 1,86% com o recuo do minério de ferro e expectativa para o resultado da companhia no 2T23, que será divulgado após o fechamento. Os bancos caíram mais de 2%, à exceção do Santander (SANB11) que perdeu 3,23%. Os destaques positivos ficaram para os papéis de Assai (ASAI3) e SLC Agrícola (SLCE3) com altas de 4,89% e 3,14%, nessa ordem.
O principal índice da B3 caiu 2,09%, aos 119.989,64 pontos. O Ibovespa futuro com vencimento em agosto recuou 2,00%, aos 120.730 pontos. O giro financeiro foi de R$ 22,7 bilhões. Em Nova York, as bolsas fecharam no negativo.
Sidney Lima, analista da Ouro Preto Investimentos, disse que o Ibovespa tem um movimento de realização de lucros puxado por Petrobras e Vale, que juntas representam quase 25% da Bolsa. “A Petrobras subiu muito nos últimos dias e hoje passa por correção impulsionada pelo relatório de produção ruim; a Vale cai com o minério de ferro e com expectativa na divulgação de resultado do 2T23 da mineradora, muitos investidores posicionados na ação podem vender porque o balanço pode ser uma ‘surpresa’; os bancos também caem mais por falta de apetite de comprador”.
O analista da Ouro Preto disse que Petrobras sinalizando queda de produção “pode ser que aconteça o mesmo nas outras petroleiras, é o efeito cascata”.
Bruna Sene, analista de investimentos da Nova Futura Investimentos, disse que a Bolsa está corrigindo as altas recentes “com a realização da Petrobras após seis altas seguidas, Vale com o minério em queda e o mercado menos otimista com os estímulos na China e os bancos; o setor de consumo cíclico tem movimento misto e os destaques importantes ficam para a alta do Assai (ASAI3), com resultado acima das expectativas de acordo com as principais casas de análises, e o avanço de SLC Agrícola (SLCE3) ajudado pela alta recente das commodities agrícolas”.
A analista de investimentos da Nova Futura Investimentos vê a possibilidade de o Ibovespa retomar a alta nos próximos dias.
Rodrigo Moliterno, head de renda variável da Veedha Investimentos, disse que Bolsa está descolada do exterior em um movimento de realização “puxada pelas empresas de commodities que tiveram forte alta ontem, o setor financeiro também está em queda. Não há nenhuma notícia específica hoje, estamos em temporada de balanços com o mercado em compasso de espera para o resultado da Vale, após o fechamento, e ontem a Petrobras divulgou a prévia de produção”.
Soraia Budaibes / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Unsplash