Os principais índices do mercado de ações asiático fecharam o pregão desta quinta-feira em alta, depois da decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de subir em 0,25pp a taxa de juros, que agora vai para a faixa entre 5,25% e 5,5%. É a taxa mais alta do banco central norte-americano em 22 anos.
A decisão era prevista pelo mercado. O presidente do Fed, Jerome Powell, em sua coletiva de imprensa, disse que não espera uma recessão da economia norte-americana, que há possibilidade de mais aumentos nas taxas, mas, caso a inflação caia de forma mais acentuada, as taxas não serão cortadas de imediato.
“Ele ressaltou que houve mais dois relatórios de inflação antes da reunião de setembro e o Fed examinará a totalidade dos dados e tomará uma decisão. Powell disse que certamente é possível aumentar as taxas em setembro, se justificado, mas também é possível permanecer em espera”, afirma Philip Marey, estrategista sênior para os Estados Unidos do Rabobank.
Um dado que vem da China traz preocupação: os lucros da indústria, que caíram 16,8% em junho em relação ao ano passado. Embora a queda tenha sido menor que a registrada em maio, que foi de 18,6%, o número mostra que a economia chinesa ainda está em um ritmo lento de recuperação.
“Os lucros industriais reduziram suas quedas acumuladas no ano, mês a mês”, disse o estatístico do NBS, Sun Xiao, em um comunicado. “Os esforços se concentrarão nas diretrizes do governo central para implementar macropolíticas de maneira científica e precisa para expandir a demanda”.
Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:
Nikkei 225 (Tóquio): +0,68%, 32.891,16 pontos
Hang Seng (Hong Kong): +1,41%, 19.639,11 pontos
Xangai Composto (Xangai): -0,20%, 3.216,67 pontos
Kospi (Seul): +0,44%, 2.603,01 pontos