Os principais índices do mercado de ações europeu fecharam o pregão desta quarta-feira em campo misto, em meio a uma série de balanços corporativos e antes da divulgação da decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) sobre as taxas de juros, programada para esta tarde.
- Essa informação chegou primeiro para quem é membro do Monitor do Mercado Real Time. Já garantiu o seu acesso? Clique aqui.
As expectativas dos mercados indicam que o Fed optará por um aumento de 0,25 ponto percentual (pp), elevando sua taxa básica de juros para uma faixa-alvo de 5,25% a 5,5%. No entanto, os investidores permanecem cautelosos e estarão atentos a qualquer sinal que indique que o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) pode decidir pausar o ciclo de aperto monetário nas próximas reuniões.
“O foco principal, no entanto, não será na decisão, mas sim em como o presidente do Federal Reserve, Jay Powell, estrutura o debate sobre o que vem a seguir e a perspectiva de mais aumentos nas taxas de juros. É improvável que Powell recue da orientação anterior dada em junho, na qual o banco central depende de dados econômicos e que mais aumentos são necessários”, diz o analista-chefe de mercado da CMC Markets, Michael Hewson.
“No entanto, será importante como ele apresenta essa perspectiva em meio ao cenário de índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) em 3% e ao fato de que grande parte do impacto dos aumentos anteriores ainda não foi totalmente percebido”, completa.
A decisão do Fed virá antes de outras importantes decisões de bancos centrais, incluindo a do Banco Central Europeu (BCE), programada para quinta-feira, e do Banco do Japão (BoJ), na sexta-feira.
Entre as empresas, o setor bancário europeu apresentou uma queda de 0,3% depois que o Lloyds Banking Group ficou aquém das expectativas sobre os lucros do segundo trimestre. Por outro lado, o Deutsche Bank e o UniCredit divulgaram resultados que superaram as projeções dos analistas.
Nos Estados Unidos, a Alphabet, empresa-mãe do Google, registrou uma queda nos lucros, enquanto a Microsoft apresentou uma desaceleração no crescimento da receita em nuvem. Os investidores agora aguardam pelos resultados de grandes companhias como Coca-Cola, Boeing, AT&T, Meta, Chipotle e Mattel.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices europeus no fechamento:
FTSE-100 (Londres): -0,19%, 7.676,89 pontos
DAX-30 (Frankfurt): -0,49%, 16.123,81 pontos
CAC-40 (Paris): -1,35%, 7.315,07 pontos
FTSE MIB (Milão): +0,05%, 28.980,5 pontos
IBEX-35 (Madri): +0,92%, 9.594,70 pontos
SMI-20 (Zurique): -0,43%, 11.183,55 pontos
PSI-20 (Lisboa): +1,26%, 6.273,94 pontos
Larissa Bernardes / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Domínio Público