Os principais índices do mercado de ações asiático fecharam o pregão desta quarta-feira em queda, com os traders aguardando a decisão de política monetária do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), que será divulgada hoje às 15h (horário de Brasília).
“A reunião do Fomc de hoje não divulgará nenhum novo dado econômico e projeções da taxa dos Fed Funds. Assim, a coletiva de imprensa do presidente do Fed, Powell, será observada de perto em busca de pistas sobre o pensamento atual do Fed sobre crescimento e inflação e por quanto tempo ele manterá sua atual orientação de ‘taxas de juros mais altas por um período mais longo'”, afirma Kelvin Wong, analista sênior de mercados da Ásia-Pacífico da Oanda.
Há a expectativa que o Fed aumente em 0,25 pp sua taxa de juros na reunião de hoje. “Tal decisão é quase certa após fortes dados do mercado de trabalho e sentimento do consumidor muito positivo. Mais importante do que a decisão em si será a conferência de imprensa. Os investidores estarão em busca de pistas sobre a política futura do Fed e a confirmação do aumento final de 25 pp nos juros, que deve ocorrer em setembro”, dizem os analistas da XTB.
O desempenho negativo das bolsas asiáticas contrastou com o dado positivo da inflação na Austrália, que registrou alta de 5,4% em junho em base anual. O índice de preços ao consumidor por lá está em trajetória decrescente, o que pode fazer o Reserve Bank of Australia (RBA) dar uma pausa nos aumentos dos juros.
“Outra queda na inflação deve ser suficiente para manter o Reserve Bank of Australia em espera em sua próxima reunião, mas a ajuda dos efeitos de base será interrompida após o próximo mês, o que pode preparar o terreno para uma nova alta em setembro”, diz Robert Carnell, chefe regional de pesquisa da Ásia-Pacífico da ING.
Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:
Nikkei 225 (Tóquio): -0,04%, 32.668,34 pontos
Hang Seng (Hong Kong): -0,36%, 19.365,14 pontos
Xangai Composto (Xangai): -0,26%, 3.223,03 pontos
Kospi (Seul): -1,67%, 2.592,36 pontos