Os principais índices do mercado de ações europeu fecharam o pregão desta terça-feira majoritariamente em alta, com as próximas decisões de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) e do Banco Central Europeu (BCE) já precificadas. Além disso, a temporada de balanços corporativos também contribuiu para impulsionar o sentimento.
- Sabia que o Monitor do Mercado manda notícias e recomendações de investimento primeiro para alguns grupos de WhatsApp? É o serviço chamado Real Time. E você pode fazer parte desse time, que fica à frente do mercado financeiro. Clique aqui e garanta seu acesso.
A semana está sendo movimentada para os investidores globais, com a divulgação de resultados corporativos importantes e reuniões dos bancos centrais norte-americano e europeu. Na quarta-feira (26), o Fed deverá anunciar outro aumento de 0,25 ponto percentual (pp) nas taxas de juros, à medida que o banco central se aproxima do pico de seu ciclo de aperto monetário.
“Depois de mais de um ano de unidade no Fed em aumentar as taxas para combater a inflação, o fim da campanha de aumento das taxas começará a ver alguma discordância entre os membros, com hawks (mais inclinados a políticas monetárias restritivas), centristas e doves (mais inclinados a políticas monetárias expansionistas)”, diz o analista sênior de mercado da Oanda, Ed Moya.
“Os hawks votantes, Waller, Bowman e Logan, podem argumentar que o Fed precisa manter a opção de apertar ainda mais a política monetária em aberto. Os doves votantes, Cook e Goolsbee, provavelmente continuarão a apoiar o aumento das taxas na quarta-feira, mas podem demonstrar apoio para uma pausa prolongada, que eventualmente poderá se tornar o pico das taxas”, acrescenta.
Ed Moya observa que o presidente do Fed, Jerome Powell, e os centristas “têm a vantagem de não se comprometerem excessivamente com uma posição sobre o futuro caminho das taxas, o que pode levar a sinalizações durante o Simpósio de Jackson Hole, indicando que provavelmente terminaram de elevar as taxas”.
Já na quinta-feira (27), será a vez do BCE se reunir para discutir suas políticas monetárias. Os formuladores de políticas devem anunciar um aumento de 0,25 ponto percentual (pp) nas taxas de juros e oferecer orientação para os estágios finais de sua luta para combater a inflação na zona do euro.
Enquanto isso, gigantes da tecnologia como Alphabet (controladora do Google) e Microsoft estão programadas para anunciar seus resultados trimestrais nesta terça-feira após o encerramento do mercado em Wall Street.
De acordo com os dados da FactSet, cerca de 130 empresas do S&P 500 já relataram seus ganhos do segundo trimestre. Dessas empresas, 79% superaram as expectativas dos analistas, o que mostra a resiliência das companhias em meio ao cenário econômico desafiador.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices europeus no fechamento:
FTSE-100 (Londres): +0,17%, 7.691,80 pontos
DAX-30 (Frankfurt): +0,10%, 16.202,95 pontos
CAC-40 (Paris): -0,16%, 7.415,45 pontos
FTSE MIB (Milão): +0,20%, 28.966,4 pontos
IBEX-35 (Madri): -0,34%, 9.507,30 pontos
SMI-20 (Zurique): +0,48%, 11.231,41 pontos
PSI-20 (Lisboa): +0,09%, 6.195,64 pontos
Larissa Bernardes / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Unsplash