Os principais índices do mercado de ações dos Estados Unidos fecharam o pregão desta segunda-feira em alta, impulsionados por uma semana movimentada por resultados corporativos e a expectativa em torno da importante decisão política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano).
- Essa notícia circulou primeiro nos grupos do Monitor do Mercado Real Time no WhatsApp. Clique aqui para conhecer.
O Dow Jones, principal índice da bolsa de Nova York, registrou sua mais longa sequência de vitórias desde fevereiro de 2017, refletindo o otimismo dos investidores. O mercado de ações tem sido favorecido pela perspectiva positiva em meio aos relatórios financeiros das empresas e a ascensão dos contratos futuros de petróleo e gasolina, que alcançaram uma alta de três meses nesta segunda-feira.
As ações do setor de energia foram destaque no S&P 500, subindo mais de 2% após a Chevron divulgar seus resultados preliminares ajustados do segundo trimestre, superando as estimativas dos analistas e contribuindo para o impulso do mercado.
Apesar desse cenário favorável, alguns participantes do mercado permanecem cautelosos antes da decisão de política monetária do Federal Reserve, que pode influenciar o recente rali das ações.
É amplamente esperado que o banco central aumente as taxas em 0,25 ponto percentual (pp) na próxima quarta-feira. Além disso, o mercado estará especialmente atento aos comentários do presidente do Fed, Jerome Powell, buscando compreender a posição da instituição em relação ao futuro da política monetária e como isso pode impactar a economia.
“O Federal Reserve está programado para retomar o aperto de sua política em 26 de julho. A inflação está se moderando, mas continua bem acima da meta, e com um mercado de trabalho restrito e atividade econômica resiliente, os funcionários do Fed podem sentir que não podem correr nenhum risco. O Fed continuará a sinalizar a possibilidade de mais aumentos nas taxas de juros, mas com o ciclo de crédito se revertendo, duvidamos que eles o concretizem”, dizem os analistas do ING.
- Sabia que o Monitor do Mercado manda notícias e recomendações de investimento primeiro para alguns grupos de WhatsApp? É o serviço chamado Real Time. E você pode fazer parte desse time, que fica à frente do mercado financeiro. Clique aqui e garanta seu acesso.
Além da decisão do Fed, Wall Street está ansiosa pelos resultados de ganhos de aproximadamente 150 empresas do S&P 500, o que representa cerca de 30% do índice mais amplo. Empresas de tecnologia, como Alphabet, Microsoft e Meta, são algumas das que devem apresentar seus ganhos, assim como várias grandes empresas farmacêuticas e petrolíferas que também se preparam para divulgar seus resultados.
Para além dos resultados corporativos, outro indicador que será acompanhado de perto pelos investidores é o índice de gastos de consumo pessoal (PCE, na sigla em inglês), o indicador de inflação preferido do Fed para avaliar a inflação, previsto para o final desta semana.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após o fechamento:
Dow Jones: +0,52%, 35.411,24 pontos
Nasdaq 100: +0,19%, 14.058,9 pontos
S&P 500: +0,40%, 4.554,64 pontos
Larissa Bernardes / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels