O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços da Alemanha caiu para 52 pontos em julho, de 54,1 pontos em junho, de acordo com dados preliminares divulgados pelo Hamburg Commercial Bank (HCOB) e pelo instituto S&P Global. O resultado veio abaixo das previsões, de 54,1 pontos.
Leituras acima de 50 pontos indicam crescimento das atividades, enquanto os valores menores apontam contração. O PMI composto, que agrega dados sobre a atividade dos setores industrial e de serviços, caiu para 48,3 pontos em julho, de 50,6 pontos em junho.
“No setor de serviços, as contratações diminuíram significativamente. O aumento da taxa de desemprego, que vimos nos últimos meses, é provável que continue. As esperanças de uma rápida desaceleração da inflação foram atingidas com essas últimas descobertas, uma vez que o aumento dos preços de entrada e saída no vasto setor de serviços até ganharam algum ritmo em julho”, diz Dr. Cyrus de la Rubia, economista-chefe do HCOB.