Os principais índices do mercado de ações europeu fecharam o pregão desta quinta-feira em alta, impulsionados pela divulgação dos resultados corporativos de grandes empresas dos Estados Unidos e o início da temporada de balanços na Europa.
- Essa informação chegou primeiro para quem é membro do Monitor do Mercado Real Time. Já garantiu o seu acesso? Clique aqui.
Na maior economia do mundo, por outro lado, as ações apresentaram um cenário misto durante o dia, com o Nasdaq registrando queda de 1,5% (às 14h10 de Brasília), devido a resultados decepcionantes no setor de tecnologia.
As ações da gigante do streaming, Netflix, sofreram um revés na quarta-feira, após a empresa não atingir as expectativas de ganhos para o segundo trimestre. Além disso, as ações da Tesla também recuaram durante a sessão, após o CEO Elon Musk e outros executivos revelarem que esperam uma desaceleração na produção de veículos no terceiro trimestre.
“O setor de tecnologia está sendo atingido após resultados decepcionantes da Netflix e da Tesla. Os gigantes da tecnologia foram parcialmente responsáveis pelo rali impressionante até agora este ano, então a fasquia foi alta e eles não corresponderam às expectativas”, diz a analista de sênior de mercado do City Index, Fiona Cincotta.
“A temporada de resultados em outros lugares teve um início relativamente promissor, com cerca de três quartos das empresas do S&P500 que relataram previsões melhores”, acrescenta.
Na Europa, várias empresas também apresentaram relatórios durante o dia, como a Volvo Car da Suécia, a SAP da Alemanha, a Publicis da França, a transportadora britânica EasyJet, a finlandesa Nokia e as suíças ABB e Givaudan.
Enquanto isso, o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) da Alemanha, divulgado nesta manhã, registrou uma queda de 0,3% no mês de junho, sugerindo que as pressões inflacionárias estão diminuindo na maior economia da zona do euro. Paralelamente, números divulgados na quarta-feira confirmaram que a inflação no bloco subiu 5,5% no mês passado, o que representa uma queda em relação aos 6,1% registrados no mês anterior.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices europeus no fechamento:
FTSE-100 (Londres): +0,76%, 7.646,05 pontos
DAX-30 (Frankfurt): +0,49%, 16.202,12 pontos
CAC-40 (Paris): +0,79%, 7.384,91 pontos
FTSE MIB (Milão): +0,36%, 28.815,8 pontos
IBEX-35 (Madri): +0,80%, 9.523,40 pontos
SMI-20 (Zurique): +0,73%, 11.201,55 pontos
PSI-20 (Lisboa): +0,85%, 6.163,69 pontos
Larissa Bernardes / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels