Os principais índices do mercado de ações europeu fecharam o pregão desta terça-feira em alta, revertendo as perdas iniciais, com os investidores avaliando os resultados corporativos e os dados dos Estados Unidos.
- Essa notícia circulou primeiro nos grupos do Monitor do Mercado Real Time no WhatsApp. Clique aqui para conhecer.
Na Europa, o destaque do dia foi a empresa britânica de entrega de supermercado, Ocado, que registrou uma alta expressiva de mais de 19% no lucro subjacente nos resultados do primeiro semestre, mesmo enfrentando uma perda mais ampla antes dos impostos.
Enquanto isso, nos Estados Unidos, o mercado financeiro teve um dia de ganhos expressivos, especialmente para grandes bancos como o Bank of America, Bank of New York Mellon e Morgan Stanley, que superaram as expectativas de lucratividade.
“Foi uma manhã movimentada, com o Morgan Stanley postando resultados mistos, enquanto o Bank of America impressionou. Terminamos com a maioria dos grandes bancos e a conclusão geral é que eles se saíram bem, apesar de toda a turbulência decorrente da crise bancária regional no último trimestre”, diz o analista sênior de mercado da Oanda, Ed Moya.
“Wall Street sabe que esta temporada de resultados fará com que todos chamem isso de um ambiente de mercado desafiador, mas pode permanecer o otimismo de que uma economia resiliente dos EUA deve se traduzir em gastos decentes, apesar de todos os ventos contrários”, completa.
Além disso, os dados de vendas no varejo dos Estados Unidos ficaram abaixo do esperado em junho, de acordo com informações divulgadas pelo Departamento de Comércio. As vendas antecipadas no varejo subiram apenas 0,2% em relação ao mês anterior, enquanto os economistas consultados pela Dow Jones previam um aumento de 0,5%.
Na quarta-feira (19), os olhos dos investidores se voltam para o Reino Unido, onde aguardam a divulgação dos números da inflação. Os precedem a próxima reunião de política monetária do Banco da Inglaterra (BoE), prevista para acontecer em 1º de agosto.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices europeus no fechamento:
FTSE-100 (Londres): +0,64%, 7.453,69 pontos
DAX-30 (Frankfurt): +0,39%, 16.134,69 pontos
CAC-40 (Paris): +0,38%, 7.319,18 pontos
FTSE MIB (Milão): +0,34%, 28.706,8 pontos
IBEX-35 (Madri): +0,16%, 9.460,50 pontos
SMI-20 (Zurique): +1,16%, 11.103,55 pontos
PSI-20 (Lisboa): +0,61%, 6.053,66 pontos
Larissa Bernardes / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels