Os principais índices do mercado de ações europeu fecharam o pregão desta segunda-feira em campo negativo, à medida que os investidores avaliaram a saúde da economia global. A divulgação dos últimos dados do Produto Interno Bruto (PIB) da China, que ficaram abaixo das expectativas, contribuiu para a queda nos mercados. Além disso, a temporada de balanços corporativos também está sendo monitorada de perto pelos investidores.
- Receba primeiro as notícias e análises que vão impactar o mercado. Assine o exclusivo Monitor do Mercado Real Time. Recomendações de investimento e informações, minuto a minuto, direto no seu celular. Clique aqui para conhecer.
De acordo com os dados oficiais divulgados durante a madrugada, o PIB chinês registrou uma expansão anual de 6,3% no segundo trimestre, abaixo das expectativas dos analistas. Em termos trimestrais, o crescimento do país foi de apenas 0,8% entre abril e junho, marcando uma desaceleração significativa em relação aos 2,2% registrados nos primeiros três meses do ano.
Esses números revelam uma fragilidade no crescimento da segunda maior economia do mundo, sinalizando que a recuperação após a crise da covid-19 está perdendo impulso. A desaceleração do PIB chinês tem gerado preocupações nos mercados globais, uma vez que a China desempenha um papel fundamental na cadeia de suprimentos global.
“Os dados destacam a necessidade de aumento nos gastos do governo chinês, mas parece que Pequim não está preparada para atender a essa necessidade no momento”, escrevem os analistas do IG.
Além disso, a temporada de resultados empresariais também estará no centro das atenções essa semana. Na Europa, empresas como Novartis, Ocado e ASML apresentarão seus resultados financeiros. Nos Estados Unidos, Bank of America, Morgan Stanley, Tesla, Netflix, United Airlines e IBM estão entre as empresas que divulgarão seus balanços financeiros.
No fechamento de hoje, a varejista suíça de luxo Richemont registrou uma queda de 9,8% no valor de suas ações, após os números de vendas revelarem uma desaceleração na demanda dos Estados Unidos. Essa queda reflete as preocupações dos investidores em relação ao crescimento econômico global e à saúde do setor de varejo de luxo.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices europeus no fechamento:
FTSE-100 (Londres): -0,38%, 7.406,42 pontos
DAX-30 (Frankfurt): -0,20%, 16.072,40 pontos
CAC-40 (Paris): -1,12%, 7.291,66 pontos
FTSE MIB (Milão): -0,19%, 28.608,5 pontos
IBEX-35 (Madri): -0,04%, 9.445,00 pontos
SMI-20 (Zurique): -1,21%, 10.976,20 pontos
PSI-20 (Lisboa): +0,49%, 6.016,69 pontos
Larissa Bernardes / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Domínio Público