A expectativa é de que os preços permaneçam estáveis e comecem a cair nos Estados Unidos, enquanto há mais relatos de que o aumento dos salários está chegando perto dos níveis pré-pandêmicos.
- Essa notícia circulou primeiro nos grupos do Monitor do Mercado Real Time no WhatsApp. Clique aqui para conhecer.
As informações são do Livro Bege, relatório do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) sobre as condições econômicas das 12 principais regiões do país.
“As expectativas de preço são de estabilidade ou queda nos próximos meses”, afirma o documento, apontando que, atualmente, os preços aumentam moderadamente, com queda no ritmo da alta.
O documento aponta que alguns contatos notaram “relutância em aumentar os preços porque os consumidores ficaram mais sensíveis, enquanto outros disseram que a demanda sólida permitiu que as empresas mantivessem as margens”.
“As pressões sobre os custos de insumos permaneceram elevadas para as empresas de serviços, mas diminuíram notavelmente no setor manufatureiro”, destacou o Fed.
Atividade Econômica
O Livro Bege destacou que a atividade econômica geral aumentou ligeiramente desde o final de maio e que os gastos do consumidor foram mistos. “O crescimento foi geralmente observado em serviços ao consumidor, mas alguns varejistas observaram mudanças nos gastos discricionários”< informa o relatório.
A atividade manufatureira aumentou em metade dos distritos e diminuiu na outra metade e as condições bancárias foram principalmente moderadas, pois a disponibilidade de empréstimo continuou a diminuir.
“As expectativas econômicas gerais para os próximos meses continuaram, em geral, a prever um crescimento lento”, acrescentou o Livro Bege.
Trabalho
Sobre o mercado de trabalho, o Fed observou que o emprego aumentou modestamente, com a maioria dos distritos experimentando algum crescimento de vagas.
“A demanda por mão de obra permaneceu saudável, embora alguns contatos tenham relatado que as contratações estão ficando mais direcionadas e seletivas”, afirma.
Os empregadores continuaram a ter dificuldade em encontrar trabalhadores, especialmente em cuidados de saúde, transporte e hospitalidade, e para cargos altamente qualificados, em geral.
“No entanto, muitos distritos relataram que a disponibilidade de mão de obra melhorou e que alguns empregadores estavam tendo mais facilidade para contratar do que antes”, acrescenta.
Os salários continuaram a subir, mas de forma mais moderada. Contatos em vários distritos relataram que os aumentos salariais estavam voltando ou se aproximando dos níveis pré-pandêmicos.
Julio Viana / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Wikimedia Commons