O Ibovespa futuro opera em alta com os investidores repercutindo a inflação ao consumidor nos Estados Unidos (CPI, sigla em inglês) abaixo do esperado- subiu 0,2% em junho na comparação com maio, enquanto o mercado esperava alta de 0,3%.
Os investidores também aguardam falas de vários membros do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), que podem trazer expectativas sobre as próximas decisões de juros nos EUA.
Por aqui, a pesquisa mensal de serviços mostrou que o setor cresceu 0,9% em maio ante o mês anterior e ficou acima das expectativas dos analistas (+0,5%). Ainda por aqui é dia de vencimento de opções sobre o índice e pode trazer volatilidade.
Às 9h50 (horário de Brasília), o Ibovespa futuro com vencimento em agosto operava em alta de 0,43%, aos 119.715 pontos. Os futuros norte-americanos e as bolsas europeias subiam. Na Ásia, os índices fecharam mistos.
Ubirajara da Silva, gestor de renda variável, disse que o dado do CPI abaixo das expectativas, o mais importante da semana, “acabou agradando o mercado e os investidores começam a apostar que o Fed não vai subir mais juros e só deixar as taxas mais elevadas por mais tempo, temos as commodities subindo, um dia de apetite ao risco”.