Na volta do feriado dos Estados Unidos, o Ibovespa futuro opera em queda com os investidores reagindo aos dados mais fracos da China e à espera da ata da última reunião do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) nos dias 13 e 14. Somado a isso, por aqui, os investidores seguem com foco em Brasília em relação às tramitações das pautas econômicas.
Na China, o índice de gerentes de compras de serviços (PMI, sigla em inglês) caiu 53,9 pontos em junho, de 57,1 pontos em maio, bem abaixo das estimativas, de 56,2 pontos e o mercado fica com receio de que a economia cresça menos que o esperado.
Às 9h46 (horário de Brasília), o Ibovespa futuro com vencimento em agosto caía 0,88%, aos 119.825 pontos. Os futuros norte-americanos e as bolsas europeias caíam. Na Ásia, os índices fecharam em queda.
Em relatório, os analistas da Ajax Capital, disseram que os ativos domésticos devem ter um fraco desempenho em razão do exterior. “O PMI do setor de serviços da China em junho impacta negativamente os ativos de risco, como ações commodities e as moedas emergentes, investidores aguardam mais pistas na ata da reunião do Fomc de junho e aqui prosseguem as negociações em torno da reforma tributária e do PL do Carf”.