O Índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços da China caiu para 53,9 pontos em junho, de 57,1 pontos em maio, de acordo com dados revisados do instituto de pesquisas S&P Global do grupo de mídia Caixin. A previsão era de 57,1 pontos.
Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI composto, que agrega dados sobre a atividade industrial, de serviços e de construção, caiu para 52,5 pontos em junho, abaixo dos 55,6 pontos registrados em maio.
“Uma série de dados econômicos recentes sugerem que a recuperação da China ainda não encontrou uma base estável, pois questões importantes, incluindo a falta de impulso de crescimento interno, demanda fraca e perspectivas obscuras permanecem. O setor de serviços continuou sua recuperação pós-Covid, mas a recuperação está perdendo força. No futuro, um apoio político mais forte é necessário no nível macro, juntamente com maior eficiência de implementação de uma perspectiva micro, para garantir que as políticas beneficiem diretamente os atores do mercado e, portanto, reforcem emprego e as expectativas do mercado”, afirma dr. Wang Zhe, economista sênior do grupo Caixin.
Imagem: Piqsels