Os principais índices do mercado de ações europeu fecharam o pregão desta terça-feira (4) em queda, com os investidores sem direção clara devido ao feriado do Dia da Independência dos Estados Unidos, que manteve Wall Street fechada na sessão de hoje.
- Receba primeiro as notícias e análises que vão impactar o mercado. Assine o exclusivo Monitor do Mercado Real Time. Recomendações de investimento e informações, minuto a minuto, direto no seu celular. Clique aqui para conhecer.
“A falta de mudança nas orientações parece um tanto cautelosa, o que pode ajudar a explicar a fraqueza do preço das ações hoje. No entanto, essa cautela provavelmente é sensata, dada algumas críticas direcionadas ao setor em relação a acusações de ganância inflacionária, o que é uma ferramenta útil para políticos distraírem-se de suas próprias deficiências”, diz o analista-chefe de mercado da CMC Markets, Michael Hewson.
“Os bancos também recuaram à medida que enfrentam pressão para aumentar as taxas de poupança na mesma velocidade em que aumentam as taxas de empréstimo. Isso tem sido um refrão comum e algo a que os principais bancos sempre foram propensos, rápidos em reduzir as taxas de poupança e lentos em aumentá-las”, completa.
Enquanto isso, os números do comércio exterior alemão referentes a maio, divulgados mais cedo, mostraram uma queda mensal de 0,1% nas exportações e um aumento de 1,7% nas importações. Como resultado, o superávit comercial da Alemanha foi revisado para 14,4 bilhões de euros em maio, em comparação com os 18,4 bilhões de euros registrados em abril.
Amanhã, o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) irá divulgar a ata de sua última reunião, após o presidente Jerome Powell indicar a possibilidade de “mais restrições chegando”. Atualmente, os mercados estão precificando uma probabilidade de 89,9% de um aumento de 0,25 ponto percentual (pp) nas taxas de juros em julho, de acordo com a ferramenta FedWatch da CME.
No que diz respeito às commodities, os preços do petróleo registraram alta nesta terça-feira, impulsionados pelo anúncio da Arábia Saudita de estender um corte voluntário na produção de petróleo de 1 milhão de barris por dia (bpd) para os meses de julho a agosto.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices europeus no fechamento:
FTSE-100 (Londres): -0,10%, 7.519,72 pontos
DAX-30 (Frankfurt): -0,22%, 16.037,88 pontos
CAC-40 (Paris): -0,23%, 7.369,93 pontos
FTSE MIB (Milão): -0,21%, 28.386,9 pontos
IBEX-35 (Madri): -0,56%, 9.584,00 pontos
SMI-20 (Zurique): -0,02%, 11.217,34 pontos
PSI-20 (Lisboa): -0,36%, 5.966,65 pontos
Larissa Bernardes / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels